O Primeiro prédio urbano foi precisamente a sua Igreja-Sede cuja construção se iniciou no início do ano de 1578 e se arrastou por mais de 10 anos.

Esta Igreja-Sede consistia apenas no corpo da Igreja com um anexo no lado direito, ao longo do corpo referido, que era constítuido pela Sacristia, adjacente à zona do Altar e pelo Consistório, que ocupava o espaço entre a Sacristia e a rua, sua entrada normal. Só em 1793 se iníciou a construção do anexo esquerdo, para instalar aí o 1º Hospital, que veio a ser ampliado com um piso superior, em 1842, ficando o mesmo apto para internar Homens e Mulheres. O piso superior do anexo esquerdo surgiu em 1877, dando origem ao consultório médico, tendo-se mais tarde ligado este ao anexo esquerdo, com passagem pelo coro da Igreja. Esta "idéia" veio dar origem á interrupção do culto, que só foi restabelecido em 1993 aquando da restauração da Igreja.




O anexo esquerdo foi adaptado para casa mortuária e sala de autópsias, no rés-do-chão, e um gabinete administrativo e WC no 1º piso; quanto ao anexo direito, foi transformado em sala de espera e WC, no rés-do-chão, respeitando a já existente sacristia, e um consultório no 1º piso.